• Paisagens da Carretera Austral

    em constante mudança geológica


  • Os eternos gelos patagônicos

    Prova da ultima glaciação do planeta




NO SUL DO CHILE A TERRA ESTA EM CONSTANTE MUDANÇA


A Patagônia Chilena ainda está em evolução geológica, e quem visita a região faz parte desse espetáculo. Sabia que aquelas grandes rochas que há no Central Park de Nova Iorque são de origem idêntica às que você vê na Patagônia? Por esse parque também passou uma gigantesca geleira. Essa região é velha geologicamente, a Patagônia é novíssima, em grande parte praticamente virgem. As trilhas que o turista percorre junto aos guias, foram abertas há muito pouco tempo. E só as trilhas, pois o resto do mato impenetrável continua em seu estado original.

A colonização nessa região teve início lá por 1898 e se hoje a densidade demográfica da Patagônia é 0,9 habitante por quilômetro quadrado, dá para imaginar o que era há uns cem anos atrás. Um exemplo básico: a construção da Carretera Austral, iniciou-se em 1976. Só a partir desse momento é que os povoados puderam ter alguma infra-estrutura, como pronto socorro, luz elétrica de gerador, telefone e comércio elementar. Antes de 1970, as mães davam à luz em casa, às vezes sozinhas ou com ajuda dos vizinhos. Se alguém sofria uma simples dor de dentes e precisava de um dentista, tinha que viajar dias a cavalo, até alguma cidade que tivesse esse serviço. É bom lembrar que o homem chegou à lua um 20 de julho de 1969, e os habitantes desta região ficaram sabendo bastante tempo depois. A Patagônia ainda está sendo descoberta, e quem faz as excursões do hotel Loberías del Sur, faz parte desse descobrimento.

 

Sobre o Loberías del Sur

O Hotel Loberías del Sur fica em Porto Chacabuco, no coração da Carretera Austral em Aysén, no Sul do Chile. Este lugar de natureza exuberante, que está a apenas duas horas do aeroporto de Balmaceda, é considerado a porta de entrada à geleira da Lagoa San Rafael. Classificado como quatro estrelas superior, o aconchegante hotel conta com 60 quartos, piscina aquecida e Wi-Fi, brindando aos seus hóspedes uma estadia confortável e inesquecível na surpreendente Patagônia Chilena.

Para saber mais, acesse: www.loberiasdelsur.cl